domingo, 3 de agosto de 2008

O AMOR E O TEMPO


(( FONTE LOCALIZADA NA VILA DE PONTE DE LIMA ))


O AMOR E O TEMPO

Pela montanha alcantilada
Todos quatro em alegre companhia
O amor , o tempo , a minha amada
E eu subíamos um dia.

Da minha amada no gentil semblante
Já se viam indícios de cansaço
O amor passeava-se adiante
E o tempo acelerava o passo.

-Amor ! Amor ! Mais devagar !
Não corras tanto assim , que tão ligeira
Não pode com certeza caminhara minha doce companheira !''
Súbito , o amor e o tempo ,combinados

Abrem as asas tremulas ao vento..
.-''Porque voais assim tão apressados ?
Onde vos dirigis ?
- Nesse momento .

Volta-se o amor e diz com azedume :
-''Tende paciência , amigos meus!
Eu sempre tive este costume
De fugir com o tempo...Adeus!Adeus!''

ANTÓNIO FEIJÓ - 1850-1917

(TEXTO DESCRITO NO AZULEJO DA REFERIDA FONTE)
(CMPL-1976)